Querido Cabelo - Depoimento e composição da fibra capilar: Parte I

Olá pessoal,
Primeiramente vou dividir com vocês um pedacinho da minha vida capilar e as coisinhas que aprendi sobre cuidados com os cabelos nessa caminhada que fiz. :)
 Contarei um pouquinho minha história capilar, depois vamos a explicação teórica sobre o cabelo!

Meu cabelo natural é liso e castanho. Porém eu começei a pinta-lo aos 11 anos de idade, de loiro. A parti dai não parei mais, até agora. Foram 13 anos seguidos pintando meu cabelo...
Eu não tinha nenhum cuidado com ele, apenas pintava. Mas isso começou a virar um vício sério.
Por volta dos 15/16 anos eu chegava a pintar quase 2 vezes por semana. E isso destruiu meu cabelo!
E eu sempre usava a tinta mais barata, que piorava mais ainda a situação.
Eu cheguei a um ponto que meu cabelo começou a derreter, saia na mão quando molhado. Era horrível.
Mas isso não parou por ai, não, isso aconteceu umas 2 á 3 vezes. E na terceira, minha mãe me levou no cabelereiro para dar um jeito, e a mulher cortou meu cabelo muito curto, praticamente com um dedo de comprimento. Eu chorei muito, usei piruca, pois tinha vergonha.
Mas não parei, quando ele cresceu um pouco, continuei a pintar... Pintava de todas cores: Loiro, ruivo- cobre, preto, castanho escuro, descoloria e por ai vai.

Meu sonho é meu cabelo até o cotovelo. Porém meu cabelo estava sempre curto, pois vivia quebrando por causa dos maus tratos.
Então quando cheguei aos 23 anos, decidi: Não vou mais pinto meu cabelo! E decidido ficou.
Pois não suportava mais me senti sempre a feia do cabelo podre e feio.
Desde então não pintei mais. Ele está natural, porém as pontas ainda estão um pouco ressecadas como seqüelas de meu atos.
E agora vejo o quanto bonitos são meu cabelo naturais e "vivos".

Com isso aprendi a fazer muita besteira no cabelos, e claro aprendi como cuidar, e o que é melhor para os cabelos.
E vou passar um pouco desse conhecimento para você.
Porém lembre-se que não fiz nenhum curso sobre, tudo que vou citar aqui, é sobre minha própria expreriência de vida.
Além do mais acabei pos estudar muito sobre o cabelos, para aprender qual é a biologia por tráz dos fios e como cuidados com saúde e beleza!





Como é nosso cabelo?

Nosso cabelo é formado por cutículas, que formam o fio.


Quanto mais essas cutículas estão abertas mais armado, e propício a dados, e ressecamento estão.
O ideal é um cabelo com as cutículas fechadas e saudáveis.
A água quente/calor, faz com que a cutícula do seu cabelo se abram. E a água fria/frio faz o inverso, ele fecha sua cutícula. Por isso é sempre aconcelhavel após usar o secador quente, no final dar um jato de ar frio. Para fechar as cutículas que estão abertas, e poder deixar o cabelo um pouco menos armado, menos dificeis de pentar ou com menos frizz.


Porque a cutícula aberta ajuda a danificar o fio?
Pois é por entre as cutículas que o cabelo perde seus nutrientes, e mantendo as cutículas fechadas (unidas) assim o cabelo retem o nutriente que o mantém saúdavel.


E realmente isso é real. 
 Quando estou no Brasil -no calor-, percebo que meu cabelo fica bem mais armado. 
 Mas quando estava em Londres mesmo tomando banho super quente, quando ia para rua naquele frio, meu cabelo se acentava, e ficava super baixo e bonito... Friozinho abençoado! hahaha

 Ah, sem contar, que a água quente pode enfraquecer o couro cabeludo, dando caspas e queda de cabelo.
 Pois a água quente também faz com que o couro cabeludo produza mais óleo - para se proteger da temperatura alta -, e assim faz com que sua primeira camada de pele (couro cabeludo) esteja sempre úmidecida, por causa do óleo. Com isso, a pele começa a se soltar se tornando as desagradáveis caspas.
E esse mesmo procedimento pode causar a queda de cabelo excessiva pelo enfraquecimento da raiz.

Cabelos oleosos são mais lisos?
Não. O cabelo olioso pode dar essa impressão, pois uma oleosidae em excesso, faz o fio ficar mais pesado, dai conseqüentemente tende a ficar mais esticado por causa que o peso puxa para baixo, dando a impressão que ele está mais liso, mas está apenas mais pesado. Não liso. 

Queda de cabelo é normal?
Nosso cabelo cai naturalmente, como um processo do corpo de troca do "velho" para o "novo". Mas uma queda excessiva, não é normal.

Pode ter vários causadores:
- Oliosidade excessiva
- Tintura ou química
- Estress
- Processos emocionais (coisas que estejam a preocupando ou incomodando emocionalmente)
- Alteração hormonal
- Má nutrição - Alimentação com falta de nutrientes

Condicionador é um causador de queda?
Não. Porém não é bom usa-lo na raiz, pois ele pode deixa-la mais oleosa.
Mas o condicionador, é bom do meio até as pontas do cabelo. Pois ele ajuda a fechar as nossas amigas cutículas. Assim como o creme de pentear.

Existe também um outro inimigo da nutrição capital. O sal.
O sal é um mineral, que em contato com um substância líquida, ele a absorve.
E ele também não é bom para os cabelos. Pois os ressecam, absorvem sua "água" e os deixando desidratados.
Porém há  muitos shampoos, que possuem sal, pois o sal também produz o efeito de espulmar (Por isso nas praias, o mar com alta quantidade de sal, nas beradas- quebra das ondas-, a água forma uma espécie de espulma. O causador: o sal).
Mas em produtos de cosméticos, como o shampoo, ele leva nos ingredientes seu nome científico:  cloreto de sódio. Ps: pode está escrito em inglês.
Por isso há muitos profissionais que indicam que lavemos os cabelos com shampoo sem sal.

Lavagens
Porém um outro detalhe importante é que lavar o cabelo com muita frequência também não é saudavél para a saúde capilar. Claro que se você mora em um local muito quem e sua muito, vai precisar lavar com mais frequência do que quem mora em um local com clima mas amêno ou frio.
Porém o cabelo também precisa de um pouco do seu óleo natural como proteção contra as agressões externas (calor, raios solares, poluientes externos - no ambiente, entre outros). Por isso muitas das colorações indicam a pintar o cabelo com ele pelo menos 2 dias sem lavar, para que a tinta não não cause tanta agressão ao fio.
Mas claro, é um pouco de oliosidade natural, não um balde de fritar cochinhas! hehe

É importante mante-lo sempre hidratado e protegido, seja contra o sol - com produtos termo protetores - o sal do mar, a poluição do ambiente, ou até mesmo contra nós mesmo com os secadores de cabelo, tintura e produtos que possam o agredir. Use produtos naturais, e se possível, secador só quando realmente necessário! 

Continuará...

Postar um comentário

0 Comentários